Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso MPT: PL prevê a criação de vagas para o cargo de procurador

Na última quarta-feira (25), o procurador-geral da República, Augusto Aras, encaminhou, para o Congresso Nacional, o projeto de lei 998/2020,  que cria 6 vagas para o cargo regional do trabalho. Deste modo, o concurso MPT (Ministério Público do Trabalho) pode ser realizado em breve.  

Agora, a proposta deve ser avaliada nas diversas comissões da Câmara dos Deputados, antes de ser efetivamente votada no plenário da casa. Somente após a eventual aprovação da proposta poderá ser confirmado se haverá nova seleção ou convocação de remanescentes do atual concurso, em andamento

De acordo com o projeto do procurador-geral, as novas contratações já contam com dotação orçamentária, inclusive para os próximos anos.

Segundo a justificativa da proposta, ” a criação de cargos de procurador regional do trabalho objetiva reduzir a desproporcionalidade do quadro do Ministério Público do Trabalho – MPT em face dos quadros correlatos da Justiça do Trabalho perante a qual o Ministério Público do Trabalho desempenha suas atribuições”, diz. “Desde a Emenda Constitucional n. 45, que ampliou a competência da Justiça do Trabalho, o conjunto de atribuições do MPT  também se expandiu, englobando todas as relações de trabalho, não se limitando ao vínculo de emprego.(…) A última criação de cargos de procurador regional do trabalho ocorreu com a Lei Complementar n.º 75/1993, tendo  decorridos mais de 26 (vinte e seis) anos sem qualquer crescimento orgânico no nível intermediário da carreira em descompasso com efetiva expansão da Justiça do Trabalho no mesmo período. Inegável o prejuízo social e mesmo para a redução da demanda judiciária mediante ampliação dos mecanismos de tutela coletiva e menor celeridade na tramitação de procedimentos que obrigatoriamente demandam a intervenção ministerial.

Para concorrer a função, os candidatos devem possuir curso superior em direito e experiência mínima de três anos em atividade jurídica. A remuneração inicial da carreira é de R$ 28.947,55. 

Último concurso MPT

O último cocurso MPT teve início no final de 2019, com a oferta de quatro vagas, destinadas às Procuradorias Regionais de Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Brasília/DF e Goiânia/GO.

Os concorrentes realizarão cinco provas: objetiva, discursiva,  prática, oral,  e de títulos, 

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2020? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público  e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade