Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso Depen MG: seleção pode oferecer até 3.317 vagas

O próximo concurso Depen MG (Departamento Penitenciário de Minas Gerais) está em planejamento e deve ser feito até 2021. O processo seletivo já autorizado conforme relatou o secretário de segurança pública do estado, Mário Araújo, para a carreira de polícia penal, atual denominação para o cargo de agente penitenciário. 

De acordo com as últimas informações, a intenção é de que novos concursos sejam realizados não somente para política penal, mas também para outros cargos, abrangendo possivelmente até 3.317 postos, sendo 2.420 para policial penal, 427 para assistente executivo de defesa social e 270 para agente socioeducativo.  

“Já temos a autorização e agora vamos iniciar o processo de elaboração desse concurso. Como é um concurso longo, isso implica aproximadamente um ano. A notícia é boa e já temos ok para a realização do concurso da polícia penal”, disse Araújo. O total de vagas e a remuneração inicial ainda deverão ser confirmados. No último concurso, realizado em 2018, para concorrer foi necessário possuir apenas ensino médio, com remuneração inicial de R$ 4.098,45. 

A mudança da carreira ocorreu no final de 2019, com a emenda constitucional 104, que equipara os agentes penitenciários aos membros das demais carreiras policiais em todo o país.

Último concurso Depen MG

O último concurso Depen MG ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 4 mil vagas de cadastro reserva de pessoal. Na ocasião, a banca organizadora foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e a seleção foi composta de quatro etapas, incluindo provas objetivas, avaliação psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada e curso introdutório.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2020? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público  e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado. 

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade