Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Áreas de Atuação no Direito Para Você Seguir

Está prestando a segunda fase do Exame da OAB? Então saiba que você precisa escolher uma entre as áreas de atuação no Direito nesta etapa da prova. Mas qual? 

O recomendado é que você opte por aquela que tem mais familiaridade e/ou experiência, mas caso esteja com dúvida, separamos algumas das principais para te ajudar na escolha. 

Áreas de atuação no Direito: Carreira Jurídica e advocacia

As áreas de atuação no Direito podem ser divididas em dois grandes blocos, sendo eles a advocacia e Carreira Jurídica. Entenda o que difere as duas e quais as principais áreas dentro delas.

Carreira Jurídica

A Carreira Jurídica é para aqueles que desejam atuar em órgãos públicos, municipais, estaduais ou da União.  O papel do profissional é conduzir investigações, acompanhar e intermediar nos julgamentos. Das áreas de atuação da carreira pública, a única que está entre as opções da segunda fase da OAB é o Direito Constitucional.

Este é um ramo do Direito que estuda, analisa e interpreta as normas constitucionais. O profissional tem um papel fundamental, já que é por meio das regras e princípios que compõem da Constituição que os cidadãos têm seus direitos garantidos dentro das leis do poder estatal. 

Além dessa área, há outras que compõem a Carreira Jurídica, mas que não estão nas alternativas da segunda fase do Exame da Ordem: 

  • Advocacia Pública;
  • Delegacia de Polícia;
  • Magistratura;
  • Ministério Público.

Advocacia

Considerada parte do setor privado, a carreira na advocacia é para os profissionais que irão representar pessoas, empresas e instituições para defender seus direitos. As áreas de atuação no Direito desse primeiro bloco compõem a maioria das opções na segunda fase da OAB:

  • Direito Civil: representa interesse de indivíduos em relação à propriedade, bens, questões familiares e transações comerciais;

 

  • Direito Penal: prepara e apresenta defesa ou acusação de crimes contra pessoas físicas ou jurídicas; 
  • Direito Trabalhista: representa empresas ou pessoas em ações trabalhistas relacionadas às questões entre empregado e empregador, sindicais ou de previdência social; 
  • Direito Administrativo: garante o bom desempenho das atividades do setor administrativo, de acordo com as regras, como órgãos, agentes e atividades da Administração Pública; 
  • Direito Tributário: cuida dos princípios relacionados aos impostos, taxas e todas as obrigações tributárias, assim como os órgãos responsáveis pela fiscalização;
  • Direito Empresarial: cuida do cumprimento das regras que garantem um bom funcionamento entre empresas, empresários e o mercado. 

 

Além dessas áreas, há outras como Arbitragem Internacional, Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito Contratual, Direito de Propriedade Intelectual e Direito Digital.  

Agora que você já sabe um pouco sobre as áreas de atuação no Direito, chegou a hora de aprofundar seus conhecimentos. Conheça os cursos por área no site da Damásio Educacional e se prepare para um carreira de sucesso!

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade