Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

5 Dicas de Como Administrar o Tempo de Prova de Concurso

Uma das principais preocupações dos concurseiros novatos é se irão conseguir terminar o exame do concurso público no tempo estimado. Responder todas as questões e preencher a folha de resposta de maneira correta realmente é um desafio quando atrelado ao o nervosismo e ansiedade. Hoje, nós vamos te mostrar como administrar o tempo de prova para que você se saia bem no dia! 

Como administrar o tempo de prova nos concursos públicos?

Como administrar o tempo de prova juntamente com a pressão e o medo de não passar? Até mesmo os concurseiros veteranos passam por isso, por conta da prova ser bastante complexa e extensa. Mas, não se desespere, as cinco dicas que iremos abordar irão te ajudar a relaxar e obter um melhor desempenho na prova.

 

1. Refaça provas anteriores

Uma das principais dicas é essa, refazer provas anteriores. Não só pela vantagem de se basear nas questões de cada matéria, mas também pelo fato de você poder cronometrar seu tempo refazendo as antigas, assim você consegue ter a noção de quanto tempo perde em cada uma e qual o seu tempo final para a execução de toda a prova. 

Aproveite as orientações do canal da TV Damásio para te auxiliar nos simulados!

2. Faça testes

Aqui a dica é para você pensar e decidir o que é melhor para você. Será que é interessante começar a prova desde a primeira folha e seguir a ordem cronológica ou iniciar pela disciplina que você possui mais afinidade? 

O teste também vale para a folha de respostas. Têm pessoas que preferem responder tudo ao final da prova e outras que optam por responder no gabarito direto. 

Teste-se e veja qual o método mais adequado para você!

3. Alimente-se de forma saudável

Antes da prova é ideal que você esteja bem alimentado com comidas leves. Fazer refeições de forma saudável é uma ótima ideia de como administrar o tempo de prova para concursos.

4. Não perca tempo em questões que não sabe

Se isso acontecer, tente não perder muito tempo tentando resolver algo que não sabe. Pule para outras questões e depois de ter respondido todas dentro daquela matéria, retorne e tente resolvê-la. 

 

5. Saiba o seu tempo médio

É importante saber o seu tempo médio em cada questão, pois assim você consegue administrar melhor o tempo, além de te deixar mais tranquilo e seguro para a realização da prova. 

Para saber o seu tempo médio, cronometre quanto tempo você leva mais ou menos em cada questão, lembrando que não existe certo ou errado, mas sim, o seu jeito de realizar da maneira que achar melhor. 

 

Gostou das dicas? Aproveite que está nas notícias do Damásio Educacional e leia sobre outros assuntos relacionados a provas de concursos públicos!

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade